Mesmo que o bebé seja prematuro e esteja doente ele conversa com quem o rodeia e pode e deve ser confortado.
As numerosas experiências sensoriais oferecidas pelo novo ambiente da Unidade como a luz, os sons, os movimentos e as técnicas médicas afectam o bebé de forma diferente porque cada bebé reage de forma única e pessoal.
Observando a respiração, batimentos do coração, cor da pele, digestão, postura, a forma como dorme e outros pequenos sinais vão ajudar a equipa e os pais a conhecerem melhor o seu filho e a comunicarem com ele.
O toque nutritivo é o toque efectuado com a intenção de entrar em sintonia, de alívio e relaxamento e de transmissão de afecto e calma.
Deve ser praticado pelos pais ao longo do internamento e é particularmente eficaz durante os procedimentos dolorosos ou intervenções médicas mesmo que efectuado por um elemento da equipa.
O bebé é também colocado dentro de um “ninho na incubadora ” ou dispõe de uma luva em forma de mão ou pequenos rolos á sua volta, isto é importante para que tenha a noção de limites de forma a assemelhar-se ao ambiente que lhe era familiar antes do parto.
No caso dos bebés prematuros é importante para além do conforto que eles se exercitem contra os ”limites do ninho” porque com os posicionamentos vamos estimular o desenvolvimento motor e prevenir posturas assimétricas no futuro.
No banho e na pesagem também utilizamos medidas que o façam se sentir aconchegado e assim menos vulnerável.
Sobre
Este projeto surgiu da necessidade de ajudar e acompanhar os bebés e as suas famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.