Para uma comunicação saudável e pleno domínio das palavras, os pais possuem um papel fundamental na estimulação da fala e linguagem dos filhos.
18-24meses
- Mostre interesse, sorria em resposta às tentativas de comunicação do seu filho;
- Questione-o, dê-lhe alternativas de resposta e aproveite para enriquecer e expandir a conversa– por exemplo o seu filho diz : “Carro! “E você responde: “Muito bem. É o carro vermelho.”;
- Tenha paciência e não insista em que diga logo as palavras corretamente;
- Dê-lhe tempo. É melhor voltar a repetir a palavra do que corrigi-lo;
- Use palavras variadas: ensine nomes ( pessoas, objetos), verbos ( comer, lavar, fazer), adjetivos (grande, quente, sujo, bonito), noções de localização ( dentro , fora, em cima);
- Quando estiverem juntos a ler um livro, aponte algumas coisas que vê, refira pormenores e questione;
24-36meses
- Use fantoches, personagens de histórias infantis e ilustrações para entusiasmar o seu filho a gostar que lhe leia histórias;
- É bom ler livros favoritos várias vezes;
- Dê-lhe tempo para falar, ouvir e responder;Junte-se ao seu filho nas brincadeiras do “faz-de-conta”;
- Deixe seu filho participar da conversa. Dê-lhe tempo extra para compartilhar ideias;
- Corrija os sons e a gramática (por exemplo criança corretas diz que "ele fazeu e você diz" ele fez";
- Explique como as coisas funcionam. Descreva os objetos.
Aos 36 meses, o seu filho deve
- Usar mais de 350 palavras;
- Produzir palavras com mais de duas sílabas ou batidas—"Ba-na-na", "ma-ca-co";
- Usar palavras que traduzem ações como comer, vestir, correr, dar;
- Juntar palavras incluindo o verbo: “Papá vai rua” ; “ Mamã dá papa”;
- Começar a usar corretamente a gramática: "dois biscoitos", "Eu saltei";
- Compreender os conceitos de tamanho (grande / pequeno) e quantidade (pouco/muito, mais/menos);
- Começar a ser invejoso/a com outras crianças, usando brinquedos e palavras para o demonstrar;
- Mostrar preocupação quando outra criança está ferida ou triste;
- Combinar várias ações ao brincar - alimenta a boneca em seguida, coloca-a para dormir;
- Reconhecer logótipos e sinais familiares - sinal “STOP”, Continente
- Recorda e compreende histórias familiares.
Sinais de alerta
- 18 meses: não diz nenhuma palavra, não identifica objetos
- 2 anos: diz menos de 50 palavras, não segue ordens simples
- 3 anos: não responde à voz baixa, parece não compreender o que lhe dizem, não desenvolve conceitos de número, maior mais pequeno, dentro, fora, em cima , em baixo, não diz frases de 3 palavras
Sites úteis para consulta:
Vera Rocha Pediatra na Unidade de Neonatologia