18-36m

Para uma comunicação saudável e pleno domínio das palavras, os pais possuem um papel fundamental na estimulação da fala e linguagem dos filhos.

 

 

18-24meses

 

 

  • Mostre interesse, sorria em resposta às tentativas de comunicação do seu filho;
  • Questione-o, dê-lhe alternativas de resposta e aproveite para enriquecer e expandir a conversa– por exemplo o seu filho diz : “Carro! “E você responde: “Muito bem. É o carro vermelho.”;
  • Tenha paciência e não insista em que diga logo as palavras corretamente;
  • Dê-lhe tempo. É melhor voltar a repetir a palavra do que corrigi-lo;
  • Use palavras variadas: ensine nomes ( pessoas, objetos), verbos ( comer, lavar, fazer), adjetivos (grande, quente, sujo, bonito), noções de localização ( dentro , fora, em cima);
  • Quando estiverem juntos a ler um livro, aponte algumas coisas que vê, refira pormenores e questione;

 

24-36meses

  • Use fantoches, personagens de histórias infantis e ilustrações para entusiasmar o seu filho a gostar que lhe leia histórias;
  • É bom ler livros favoritos várias vezes;
  • Dê-lhe tempo para falar, ouvir e responder;Junte-se ao seu filho nas brincadeiras do “faz-de-conta”;
  • Deixe seu filho participar da conversa. Dê-lhe tempo extra para compartilhar ideias;
  • Corrija os sons e a gramática (por exemplo criança corretas diz que "ele fazeu e você diz" ele fez";
  • Explique como as coisas funcionam. Descreva os objetos.

 

 

 

Aos 36 meses, o seu filho deve

  • Usar mais de 350 palavras;
  • Produzir palavras com mais de duas sílabas ou batidas—"Ba-na-na", "ma-ca-co";
  • Usar palavras que traduzem ações como comer, vestir, correr, dar;
  • Juntar palavras incluindo o verbo: “Papá vai rua” ; “ Mamã dá papa”;
  • Começar a usar corretamente a gramática: "dois biscoitos", "Eu saltei";
  • Compreender os conceitos de tamanho (grande / pequeno) e quantidade (pouco/muito, mais/menos);
  • Começar a ser invejoso/a com outras crianças, usando brinquedos e palavras para o demonstrar;
  • Mostrar preocupação quando outra criança está ferida ou triste;
  • Combinar várias ações ao brincar - alimenta a boneca em seguida, coloca-a para dormir;
  • Reconhecer logótipos e sinais familiares - sinal “STOP”, Continente
  • Recorda e compreende histórias familiares.

 

Sinais de alerta

  • 18 meses: não diz nenhuma palavra, não identifica objetos
  • 2 anos: diz menos de 50 palavras, não segue ordens simples
  • 3 anos: não responde à voz baixa, parece não compreender o que lhe dizem, não desenvolve conceitos de número, maior mais pequeno, dentro, fora, em cima , em baixo, não diz frases de 3 palavras

 

Sites úteis para consulta:

www.firstwords.ca

www.educare.pt

Vera Rocha Pediatra na Unidade de Neonatologia

Sobre

Este projeto surgiu da necessidade de ajudar e acompanhar os bebés e as suas famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.