O banho do seu bebé

A pele do bebé


Apesar da pele do bebé ser macia e suave, também é resistente e elástica. A pele é o órgão mais extenso do corpo humano; é um conjunto de células que se agrupa para formar uma barreira fina mas resistente. A pele renova-se constantemente ao longo da vida, um processo que se inicia mesmo antes do nascimento. No entanto, no início, a pele de um recém-nascido é tudo menos perfeita. Não fique alarmada se encontrar grandes zonas com vermelhidão, ou descamação nos primeiros dias após o nascimento. As áreas dos pulsos, joelhos e pés podem chegar a ter fissuras e sangrar. Utilize óleo de amêndoas doces ou um creme emoliente hipoalergénico para ajudar a lubrificar e cicatrizar a pele estalada ou a sangrar. Muito em breve, a pele do seu bebé recuperar-se-á e ficará mais suave.

O banho do bebé


O bebé pode tomar banho todos os dias ou dia sim dia não e a hora ideal para o fazer é ,geralmente, ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.
A duração do banho varia entre três a cinco minutos nos primeiros dias, alargando-se depois pouco a pouco, segundo a tolerância do bebé.

Passo-a-passo do banho do bebé


-Assegure-se de que o ambiente está aquecido e sem correntes de ar e de que a água está confortável ao toque (entre 36-37º);
-Prepare previamente o material necessário para o banho do bebé, assim como uma mudança de roupa completa;
-Retire jóias ou adornos que possam magoar o bebé e lave as mãos;
-Remova qualquer resíduo de fezes antes de colocar o bebé na banheira;
- Pegue com segurança no seu bebé: a cabeça deve ficar apoiada no seu antebraço e com a mão segurar bem o braço pela axila. Com a mão livre, apoie o rabinho e as pernas;
-Comece por lavar o rosto com água limpa (para saber como limpar os olhos, nariz e ouvidos, leia os tópicos seguintes);
-Utilize um gel indicado para o banho do bebé (de pH neutro, sem detergente nem perfumes) em pequena quantidade;
-Lave a cabeça, sem deixar escorrer água com sabão para os olhos. Ensaboe sempre da zona mais limpa para a mais suja, terminando nos genitais e rabinho;
-Passe o bebé por água limpa, evitando a permanência de resíduos de gel na pele;
-Limpe-o com uma toalha grande e macia com movimentos suaves e sem esfregar a pele. Comece pela cabeça e tenha especial atenção às pregas cutâneas (pescoço, axilas e virilhas), para evitar irritações da pele;
-Espalhe primeiro o creme/óleo nas suas mãos para o “aquecer”;
-Aplique creme emoliente/óleo em todo o corpo do seu bebé pois quanto mais seca estiver a pele maior é a probabilidade de surgirem lesões;
- Depois do cabelo estar seco pode penteá-lo, de preferência com uma escova macia ou um pente.

Limpeza dos olhos


Deve ser feita com água limpa logo no início do banho. No entanto, se o bebé apresentar secreções oculares (a produção de lágrimas ainda é escassa) e sempre que necessário, pode limpar o olho com uma compressa embebida em soro fisiológico. Deve remover as secreções num movimento do canto do olho para fora. Se o problema persistir, deverá consultar o seu médico para avaliar a situação.
Limpeza do nariz
O nosso organismo tem mecanismos naturais para expulsar as secreções, por isso, é normal os bebés espirrarem ocasionalmente. A limpeza do nariz deve ser feita com precaução e superficialmente, utilizando uma toalha limpa. Se o bebé apresentar muitas secreções e os pais considerarem que estão a obstruir o nariz devem colocar soro e aspirar as secreções nasais. No entanto, se notar que tem dificuldade/cansaço ao respirar devem consultar o médico.
Limpeza dos ouvidos
A cera, uma secreção natural da pele que lubrifica o canal do ouvido externo, é antisséptica e impede as poeiras e as impurezas de penetrar no tímpano.
Limpe apenas a parte externa do ouvido do bebé com a toalha de banho. Explorar o canal com um cotonete é desaconselhado.

Limpeza das unhas


Não corte as unhas do bebé nos primeiros dias de vida. Normalmente, estas têm uma pele quase impercetível que as reveste e poderá, sem querer, fazer lesões nos dedos do bebé; utilize antes uma lima de papel para as limar.
Idealmente, as unhas devem ser limadas após o banho, pois estão amolecidas e o bebé mais calmo, ou durante o sono. Posteriormente necessitam de ser cortadas cerca de 2x semana.
As unhas dos dedos dos pés crescem muito mais lentamente e são normalmente mais macias. Não precisam de ser mantidas tão curtas como as dos dedos das mãos; cortá-las uma ou duas vezes por mês é suficiente. Apesar de aparentemente estar encravada, os bebés raramente têm unhas dos pés encravadas.
Consulte o médico se a pele que rodeia as unhas dos pés ficar vermelha, inflamada ou dura.
Limpeza dos órgãos genitais
No rapaz: limpe o pénis lavando gentilmente a pele à superfície. Não force ou tente puxar a pele do prepúcio para trás, pois pode magoá-lo.
Na rapariga: limpe sempre de frente para trás. Pode afastar os pequenos lábios vaginais para remover sujidade no seu interior. Nos primeiros dias, é comum surgirem pequenas quantidades de sangue ou fluido esbranquiçado na vagina.


Enfermeira Daniela Moreira

Sobre

Este projeto surgiu da necessidade de ajudar e acompanhar os bebés e as suas famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.