História

O Serviço de Pediatria foi criado em 1984 e localizava-se no H. de Paredes. Este hospital e o Hospital de Penafiel formavam o Centro Hospitalar Vale do Sousa ( C.H.V.S.) criado em 1979
Em 1994 ,este Centro Hospitalar passou a designar-se Hospital Padre Américo - Vale do Sousa (H.P.A.-V-S.) e integrava as duas Unidades Hospitalares e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. Tinha uma área de influência de cerca de 641,37Km2 , com cerca de 300000 habitantes, distribuídos pelos concelhos de Penafiel, Paredes, Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira.


Em 2001 é inaugurado o novo hospital , em Penafiel , sendo desativadas as 3 unidades . Em Dezembro de 2002 passa a designar-se Hospital Padre Américo - Vale do Sousa , SA ( Sociedade Anónima) e mais tarde EPE ( Entidade Pública Empresarial ).


A 28/09/2007 foi oficialmente criado o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa -E.P.E. constituído pelo H.P.A.-V.S. e o Hospital S. Gonçalo de Amarante ( mais tarde o Novo Hospital de Amarante) alargando em muito a área de influência deste Centro Hospitalar (Penafiel, Paredes, Felgueiras, Paços de Ferreira, Lousada, Castelo de Paiva, Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Celorico de Bastos, Cinfães, Resende e Mondim de Bastos) com uma população residente de cerca de 527 215 habitantes.


O Serviço de Pediatria serve uma população de cerca de 111 171 utentes < 18 anos. A sua ação distribui-se pelos setores do Internamento ( Pediatria, Neonatologia e Berçário) , Consulta Externa e Hospital de Dia ( no H. Padre Américo e no Novo Hospital de Amarante ) e Serviço de Urgência. Desde sempre tivemos uma das maiores maternidades do norte do país pelo que, desde Setembro de 2003, e após muita luta dos seus pediatras, conseguimos ter e por a funcionar uma Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia que presta assistência a RN de idade gestacional ≥ 30 semanas.

Sobre

Este projeto surgiu da necessidade de ajudar e acompanhar os bebés e as suas famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.