No Outono e no Inverno são frequentes problemas respiratórios e é importante preveni-los em todos os recém-nascidos.
Os bebés prematuros, como não têm as defesas e o sistema imunitário completamente desenvolvido, têm risco de terem quadros mais graves como bronquiolites ou pneumonias. Isso também pode acontecer em bebés de baixo peso ou com doenças cardíacas.
Como podem ajudar a prevenir estas infeções?
- Reduza ao mínimo o número de visitas nos primeiros tempos em casa, especialmente se alguém estiver constipado ou com febre.
- Peça a todos que lavem as mãos com água e sabão antes de tocarem no seu bebé.
- Se tiver filhos mais velhos, que frequentem o infantário ou a escola, devem lavar as mãos mal cheguem a casa e, se tiverem constipados, têm de se manter afastados do bebé.
- Evite partilhar a chupeta ou bonecos com outras crianças. Lave-os com frequência.
- Evite sítios fechados ou com muita gente como centros comerciais, supermercados e transportes públicos.
- Evite o fumo de tabaco junto do seu bebé.
- Se a mãe e/ou o pai estiverem constipados devem usar máscara e lavar as mãos sempre que limpem o nariz e antes de tocarem no bebé. Utilize lenços de papel e descarte-os após a utilização.
- Não permita que a criança coloque as mãos na boca de outras pessoas.
- Sempre que possível amamente o seu filho, porque o leite materno confere-lhe imunidade e proteção. Pode amamentar mesmo se estiver constipada.
Em alguns bebés prematuros é efetuada a “vacina” contra o Virus Sincicial Respiratório, no hospital. Este é um vírus muito contagioso e é responsável por quadros respiratórios graves, por isso não falte no dia em que lhe agendarem a vacina.
Os pais de bebés prematuros ou com doenças cardíacas ou graves devem efetuar a Vacina da Gripe.
Filipa Miranda Pediatra na Unidade de Neonatologia