Constituição

A Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar é formada por duas unidades de cuidados diferentes: Unidade de Cuidados Intensivos ( para recém-nascidos que precisam de cuidados muito especiais - como ventilação, por exemplo) e Cuidados Intermédios ( recém-nascidos doentes ou precisando de cuidados especiais mas menos graves )

Nas atuais instalações do hospital Padre Américo – Penafiel, nesta unidade tratavam-se recém-nascidos desde 2001, com idade de gestação >35 semanas até à criação da U Cuidados Intensivos ( 2005 ) .

A partir de janeiro de 2007 passou a receber também todos os recém-nascidos da região de Amarante.

Actualmente recebemos todos os bebés com idade gestacional mínima de 30 semanas de gestação.

O grupo de médicas e médicos que trata destes recém-nascidos tem formação especial em Neonatologia ( alguns com subespecialidade em Neonatologia e muitos anos de tratamento destes bebés)

O grupo de enfermeiras que cuida destes recém-nascidos tem formação especial e muita experiencia em Pediatria e Neonatologia, trabalhando nesta unidade há vários anos ( algumas desde a abertura da unidade ).

Por vezes estes recém-nascidos são demasiado prematuros para poderem ser tratados com todos os recursos necessários (ou têm problemas especiais) e precisam de ser transferidos para Unidades mais especializadas ( por exemplo com Cirurgia neonatal ou Cardiologia).

As mães sempre puderam acompanhar os seus filhos durante o internamento, e descansar em quartos próprios no hospital.

O leite materno é o melhor para alimentar mesmo os bebés mais prematuros e dispomos de uma sala com condições para poderem extrair o seu leite que depois é dado aos seus filhos.

Os recém-nascidos podem ser tratados aqui com equipamentos adequados aos seus problemas.

Os recém-nascidos prematuros vivem os seus primeiros meses na Unidade e por eles, e pelas suas famílias, se criou o programa Crescer com Afetos. Para melhor responder as suas necessidades de adaptação depois do nascimento e ajudar no desenvolvimento das suas capacidades.

Sobre

Este projeto surgiu da necessidade de ajudar e acompanhar os bebés e as suas famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.