Eritema da fralda

Eritema da fralda


O eritema da fralda, dermatite de contacto ou assadura, é o aspeto avermelhado, irritado e por vezes com alguma descamação e pequenas feridas na região coberta pelas fraldas:
- Na pele das nádegas;
- Nos órgãos genitais.
Esta assadura pode ocorrer se o bebé tiver uma pele muito sensível, quando a fralda húmida permanece em contato com a pele por muito tempo, em caso de diarreia, reação alérgica, quando o bebé está a fazer antibióticos ou está com alguma infecção.
Este problema pode provocar ardor na região atingida e é normal que o bebé chore, pareça incomodado ou esteja inquieto, sobretudo quando é realizada a sua higiene.
A melhor forma de prevenir a assadura da pele do bebé é mudar com frequência a fralda especialmente se tiver fezes. Pode também utilizar um creme barreira para proteger a pele.
Se o bebé tiver assadura:
- Em cada muda de fralda limpe a pele do bebé com uma compressa e água de limpeza ou se a pele está muito irritada com água morna (menos doloroso);
- A utilização de toalhitas pode secar e irritar a pele do bebé. Se optar por utilizá-las certifique-se que não contêm álcool;
-Assegure-se que a pele do bebé fica bem seca (sem esfregar) antes de colocar a fralda nova;
- Utilize um creme barreira com vitamina A e óxido de zinco. Deve removê-lo em cada muda de fralda e fazer uma nova aplicação, apenas no rabo do bebé. Não partilhe o creme e se necessitar de aplicar mais creme utilize um dedo limpo para o retirar da embalagem;
- Pode deixar o bebé sem fralda durante curtos períodos de tempo, para que a pele fique exposta ao ar;
-Lave as mãos sempre antes e após a mudança da fralda;
- Se a dermatite da fralda se mantiver por mais de três dias e a pele estiver muito avermelhada e com manchas arredondadas ou esbranquiçada, entre em contato com o seu médico.

Enfermeira Daniela Moreira

Sobre

Este projeto surgiu da necessidade de ajudar e acompanhar os bebés e as suas famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.