Testemunho - Tânia Ribeiro

A noticia de que íamos ter gêmeos foi inexplicável... Um misto de felicidade e de medo, dois filhos de uma vez só será que somos capazes???? Bem só o tempo o dirá!!! E como será que a nossa filha mais velha vai reagir? Ela que desde os 3 anos dizias vezes sem conta que queria ter um" irmão rapariga"...... Aceitou tao bem a ideia de poder ter dois bebes em casa, andava radiante, dizia a todas as pessoas que ia ter 2bebes e que por feliz coincidência eram um "irmão e uma rapariga"!!!!

O tempo passava e a barriga crescia a olhos vistos tudo corria dentro do normal e nada fazia adivinhar que as 31semanas os nossos filhos iam nascer. Foi um choque, chorei muito os meus bebes nasceram cedo de mais e tao pequeninos a Letícia com 1.430 e 40cm o Gustavo com 1.710 43cm iam precisar de cuidados especiais e por isso ficaram internados na Neonatologia do Hospital Padre Américo. Que mistura de sentimentos iam dentro de mim , tanto medo tantas duvidas...E agora como faço? Dois filhos internados a precisarem de mim e a nossa princesa mais velha a precisar da nossa atenção e de respostas! Tentei fazer o melhor que sabia passava o dia no hospital e as noites com a princesa mais velha mas isso não era suficiente, os irmãos tao desejados estavam longe dela e tomamos a decisão de a levar a conhecer os bebes. Receávamos que todos aqueles fios e maquinas pudessem fazer lhe confusão mas isso não aconteceu ela adorou os irmãos daquele jeito mesmo mas queria tanto traze los para casa.... Foi aí que nos apresentaram as bonecas de arroz, umas bonecas cuja finalidade e permitir que os irmãos mais velhos cuidem delas como sendo os irmãos verdadeiros ate que os bebes possam vir para casa. Umas bonecas encantadoras com cerca de 1 kg que ao longo do tempo e com o desenvolvimento dos bebes se possa colocar mais arroz para equivaler ao peso real do bebe. A Liliana teve uma casal de bonecas de arroz ficou fascinada e sentiu se super protetora..... Quis fraldas para por nas bonecas tal como os bebes tinham na incubadora pediu me que ensinasse a trocar a fralda, quis um berço para as por a dormir que eu improvisei com uma almofada e um cobertor dos bebes. Batizou as bonecas de arroz tal como os irmãos verdadeiros Letícia e Gustavo que tiveram direito a um biberão cada um(cor de rosa e azul) Não largava os seus novos irmãos Corria as divisões da casa com eles e inclusive dormiu algumas vezes com eles. Dava lhes beijinhos antes de dormir e pedia o meu apoio para cuidar deles na sua ausência. Um dia quis leva los para a escola e assim os amiguinhos dela podiam ver os bebes de arroz e explicar a sua funcionalidade, foi na escola que decidiu tornar um deles com o peso real. Abrimos uma das bonecas e colocamos mais arroz ate chegar a 1.600 peso da Letícia naquele dia voltamos a fechar e desta forma ela sentia se cada momento mais importante e segura para cuidar dos irmãos quando viessem para casa. Hoje ja com os bebes em casa ela e tao protetora e gosta de ajudar em todas as tarefas que os envolvem. De facto as bonecas de arroz foram importantes na sua vida, não teve tantas saudades dos Irmãos durante o internamento e tal como cuidava delas agora cuida dos irmãos. Mesmo agora com os bebes em casa de vez em quando ainda pega nas bonecas de arroz e mostra as visitas que veem ver os irmãos e brinca com elas.

 

 

 

 

 

 

Sobre

Este projeto surgiu da necessidade de ajudar e acompanhar os bebés e as suas famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.