Testemunho - Ângela Sousa

O dia 5 de Agosto de 2016 ficará, para sempre, na nossa memória! Ninguém contava que o Duarte nascesse naquele dia, afinal estava ainda com 29 semanas de gravidez. Contudo, sem que nada fizesse esperar, o Duarte nasceu e mal deu tempo para chegar ao hospital. Um dia de alegria mas associada a muita preocupação e medo...era ainda muito cedo para o Duarte nascer! Valeu-nos, claro, uma equipa extraordinária, que nos acolheu desde a primeira hora, e que nos acompanhou sempre. Desde o bloco de partos até à neonatologia, onde passaríamos os próximos 50 dias. Enfermeiras, médicos, auxiliares, uma equipa de profissionais que não fazia mais porque não podia e que sempre nos acarinharam e apoiaram! Foram momentos difíceis! Nem sempre tínhamos boas notícias...e ver o nosso menino, tão pequenino, tão frágil, ali deitado e sempre com tantos cuidados, sem podermos fazer nada, era de cortar o nosso coração! Uma aflição constante e o esforço por acreditar sempre que ele ia aguentar-se e ia ficar junto da família que tanto o amava e o esperava ansiosamente em casa! Depois de alguns percalços, o Duarte foi para casa, sem visitas e com muitos cuidados no contacto com o exterior. Todo o cuidado era pouco. Mesmo assim, ainda tivemos de regressar ao hospital com uma bronquiolite. Somaram-se mais onze dias de aflição, mas mais uma vez, graças aos profissionais fantásticos que lá encontramos, o Duarte conseguiu ultrapassar mais esta etapa. Hoje o Duarte é um menino forte, saudável e com um aninho pesa já quase 10kg! Um homenzão! O nosso orgulho, o nosso herói! Espero que o exemplo do nosso Duarte seja um incentivo e uma esperança para os papás que têm hoje os seus filhotes na mesma situação: têm de acreditar que eles, apesar de pequeninos e frágeis, são, na verdade, muito fortes e são uns guerreiros!

Cada dia passado será uma vitória e tudo acabará bem! Um grande abraço de força e solidariedade a todos os papás de bebés prematuros e um grande OBRIGADO a todos os profissionais da neonatologia do CHTS pela sua dedicação aos nossos bebés!

 

 

                                                     

 

Ângela Sousa

Sobre

Este projeto surgiu da necessidade de ajudar e acompanhar os bebés e as suas famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.